Vacas Girolando: conheça a maior produtora de leite do Brasil!

Raça Girolando

O Girolando é uma raça bovina brasileira mestiça, originada do cruzamento do zebuínas Gir com o europeu Holandês. É considerado por muitos a mais importante raça leiteira de clima tropical e um dos pontos fortes, da raça Girolando, é a rápida adaptação às condições a que é submetida.

No ano de 1996, a Girolando foi reconhecida oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura e desde então tem se destacado como a responsável por grande parte da produção de leite no Brasil.

Responsável por 80% do leite produzido no Brasil, a raça Girolando tem como diferenciais a alta produtividade, rusticidade, precocidade, longevidade e fertilidade. As fêmeas Girolando possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos nossos trópicos, como a capacidade e suporte de úbere, tamanho de tetas, pigmentação, capacidade termorreguladora, aprumos e pés fortes, conversão alimentar e eficiência reprodutiva.

vaca leiteira girolando
vaca leiteira girolando
vaca leiteira girolando
Essas são características que garantem maior produtividade e menor custo de produção, melhorando a rentabilidade do negócio. Outro ponto que ainda destacamos sobre a raça é a  sua docilidade o que  facilita o manejo dos animais.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba atualizações exclusivas do Leilão A Nata do Leite!

Eficiência Reprodutiva

Outra característica que desperta interesse dos criadores sobre a raça Girolando é a conformação anatômica do aparelho reprodutivo de suas matrizes. Considerada perfeita, seu aparelho reprodutivo corrige naturalmente os problemas que são notados nas raças puras.

A Nata FIV Gold: o touro mais precoce do mundo

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em uma pesquisa realizada em 2018 a produção de leite média de vacas Girolando no período médio de lactação de 305 dias, foi de 5.041 litros.

Atuação da A Leiteria A Nata do Leite

A Leiteria A Nata do Leite, localizada no estado de Minas Gerais no município de Teófilo Otoni, se dedica há mais de seis décadas à atividade pecuária, produzindo com pioneirismo e excelência no setor leiteiro, promovendo o desenvolvimento da raça Girolando.

Desde de 2001, o zootecnista Renato Martin está à frente da gestão da operação com técnicas de rotação de pastagens e manejo, proporcionando o desenvolvimento da suplementação estratégica do rebanho Girolando, introduzidas no sistema de produção. Essa eficiência produtiva, tornou a Leiteria A Nata do Leite uma referência no mercado rompendo a barreira dos 3000L de leite diários em 2018, ganhando diversas premiações pelo reconhecimento da qualidade do seu processo de produção.

Sempre seguindo critérios bastante rigorosos de seleção do seu rebanho, com uso contínuo da Fertilização in vitro (FIV), tendo como prioridade a produção de animais adaptados ao ambiente tropical, A Nata do Leite estabilizou o seu rebanho em 2017, passando a ofertar fêmeas Girolando do mais alto nível genético no seu leilão anual da Leiteria A Nata do Leite  para o mercado de produtores de leite.

Entre em contato para receber novas novidades dos leilões

    Fale com a gente!

    Faça Contato